A Jornada

Em sua 6ª edição, a Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro é realizada pela primeira vez na PUC Minas, em Belo Horizonte, após ter sido sediada em Niterói (UFF), Juiz de Fora (UFJF), São Carlos (UFSCar) e São Paulo (Anhembi-Morumbi).

A partir do tema “Cultura Cinematográfica: entre o local e o universal”, os pesquisadores foram instigados a refletir sobre as variadas acepções do termo. Se, décadas atrás, a noção de “cultura cinematográfica” era associada a certa erudição, a um acúmulo de conhecimentos ditos universais de uma cinefilia configurada pelo cânone do cinema enquanto arte, propõe-se nos últimos anos um olhar mais contemporâneo e alargado sobre o termo.

Por cultura cinematográfica compreende-se tudo aquilo que gira ao redor dos filmes e das práticas cinematográficas: produção, distribuição, exibição, tecnologias, espectatorialidade, compreendendo assim também as cinefilias, a crítica e o cineclubismo. Além de abordagens históricas que contemplem a perspectiva “universalizante” e elevada, também convidamos a pensar sobre as relações de agentes em um determinado contexto local, em dado momento histórico, produzindo vestígios materiais e práticas específicas que, ao longo do tempo, inscrevem os dados de uma comunidade de cinema.